quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TAREFA 7.5

TAREFA 7.5

 CALENDÁRIO BRASILEIRO DE FESTAS REGIONAIS

A diversidade cultural é um dos principais patrimônios do Brasil. Mais do que isso, ela tem o poder de transformar o país. Seguem algumas imagens das inúmeras festas regionais.


 JANEIRO
REGIÃO SUDESTE
  
Janeiro, 1
Procissão Marítima de Ano Novo
Angra dos Reis – RJ
Originariamente criada em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, essa festa transformou-se em uma grande procissão de barcos onde a tônica é a descontração e o carnaval. Este evento tem início, historicamente,  na praia das Flexas, ilha da Gipóia, terminando na praia do Anil, Centro, onde acontece a premiação dos barcos.
 

REGIÃO NORDESTE
Janeiro, 1 a 15
Encontro Cultural de Laranjeiras
Laranjeiras – SE
As igrejas e os ricos casarões testemunham a historia e a riqueza que a cidade já viveu. Situada a 22 km de Aracaju, seu “encontro” pretende divulgar a cultura popular do povo sergipano. Apresentação de grupos folclóricos, promoção de cursos, debates e palestras, além de exposições de artesanato, transformam Laranjeiras em um grande centro cultural.

 

REGIÃO NORDESTE
Janeiro, 1 a 31 Data móvel
Buscada de São Gonçalo
Itapissuma – PE
Colorida Procissão marítimo-fluvial que conduz a imagem do santo de volta a Itapissuma, após uma permanência de oito dias na igreja de Nossa Senhora das Dores, em Nova Cruz-Igarassué, uma das principais cidades históricas do Estado. Grande Shows de lanchas, jangadas e barcos acompanham o trajeto.


FEVEREIRO
REGIÃO SUL
 
Fevereiro, 2
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Porto Alegre – RS
Ocorre desde o ano de 1875 e hoje é considerada a maior festa religiosa do Rio Grande do Sul. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é conduzida em grandiosa procissão após a missa que precede os festejos populares.


FEVEREIRO, data móvel
Festa Nacional da Uva
Caxias do Sul – RS
O evento tem por objetivo promover os costumes da região dos vinhedos habitada por descendentes de italianos e que é um dos pólos industriais do Rio Grande do Sul. Tem como atrações: distribuição, degustação e exposição de uvas; gastronomia típica da região; espetáculos teatrais e “corso alegórico” mostrando a historia da imigração italiana, além de outras que contribuem para fazer deste um grande evento do verão gaúcho.

REGIÃO NORDESTE
Fevereiro, 8
Buscada de Nossa Senhora do Pilar
Ilha de Itamaracá – PE
Procissão marítima que acontece nas praias de Jaguaribe e Pilar acompanhada por centenas de barcos de pesca e recreio, levando a imagem da padroeira Nossa Senhora do Pilar, da Igreja de São Paulo para a Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Apresentações folclóricas como a Ciranda, Bumba-meu-boi, e Banda de Pífaros e barracas com gastronomia típica.

MARÇO
REGIÃO SUL
Março, 5 a 9
Rodeio Nacional Campo dos Bugres
Caxias do Sul – RS
Participantes de todo o Brasil afluem ao município para as provas de tiro, de laço, gineteadas, invernadas artísticas, trovas, declamações e gaita.


 
Março, 6 a 9
Festa Nacional de Atiradores – Fenatiro
Joinville – SC
A festa foi criada para reavivar um costume trazido ao Brasil pelos imigrantes europeus, inicialmente com objetivos de defesa e sobrevivência. Mais tarde, tornou-se esporte favorito dos descendentes germânicos, tendo sido fundadas diversas sociedades de tiro ao alvo na cidade. Apresenta várias modalidades e conta com a participação de atiradores de todo o país. Diariamente, há desfiles nas ruas com distribuição gratuita de chope.

 REGIÃO NORTE
Março/ Abril
Paixão de Cristo
Mucajai – RR
Espetáculo realizado ao ar livre, de caráter religioso representado por pessoas da própria comunidade.



ABRIL
  REGIÃO SUDESTE
Abril, 7
Festa de Nossa Senhora da Penha
Vila Velha – ES
Devoção trazida para o Brasil pelo frade espanhol Pedro Palácio, em meados do século XVI, com a instalação de uma ermida no alto de um penhasco em homenagem à santa. Hoje, a festa reúne milhares de fiéis em romaria ao secular convento construído por monges franciscanos, com a ajuda de índios e mamelucos. Nas proximidades do convento, produtos típicos de artesanato e da gastronomia capixaba são comercializados.


REGIÃO SUDESTE
Abril, 21 a 28
Semana da Inconfidência
Ouro Preto – MG
As cerimônias em homenagem ao mártir da inconfidência são iniciadas em Tiradentes com a saída do fogo-símbolo rumo a Ouro Preto, onde, no dia 21 de abril, é acesa a pira da liberdade. Nesta data, a capital de Minas é transferida simbolicamente para Ouro Preto, onde são entregues as medalhas da inconfidência e realizadas apresentações culturais e de lazer.


 REGIÃO NORTE
Abril, 25 a 27
Festa do Cupuaçu
Presidente Figueiredo – AM
Três dias de festa movimentam o município de Presidente Figueiredo. Em plena safra do cupuaçu, tem-se a oportunidade de saborear bebidas e doces feitos com o fruto, além de admirar várias exposições de trabalhos artesanais. Há apresentações de grupos musicais e a escolha da Rainha do Cupuaçu dá  toque festivo ao evento.


MAIO
 REGIAO SUDESTE
1 de Maio a 31
Festa de Casaluce
São Paulo – SP
Em todos os finais de semana do período, realiza-se a festa ao ar livre. No Brás, são montadas barracas para a venda de produtos italianos. Há shows e uma grandiosa procissão, percorrendo as ruas do bairro.

  REGIÃO SUDESTE
 Maio14, 15
Festa Litéraria de Santa Teresa
Santa Teresa /RJ
A FLIST abrigará apresentações literárias, musicais, conversas com autores e mesas redondas. O Movimento por um Brasil literário irá discutir a biblioteca da escola no sábado .

REGIÃO SUL
Maio 24
Festa da Biodiversidade
Porto Alegre RS
Várias ONGs e grupos da sociedade civil promovem a Festa da Biodiversidade, no dia 24 de maio, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Além das bancas que promovem troca de saberes e sabores, outras atividades animam os participantes do evento: danças circulares, teatro, oficinas, debates e músicas

JUNHO
REGIÃO  NORTE
Junho, 13 a 30
Festival Folclórico de Parintins
Parintins – AM
Apresentando um rico folclore e mantendo um costume cuidadosamente, pássaros, tribos, danças e pastoris fazem um espetáculo colorido e criativo. As presenças mais marcantes na preferência do público são o “Caprichoso” e o “Garantido”, bois-bumbá reconhecidos através de suas cores diferenciadas capazes de dividir a multidão em duas torcidas vibrantes. Durante dias, os habitantes do local revivem personagens místicos, usando alegorias das mais diversas lendas amazônicas, em local exclusivamente construído para a representação.




 REGIÃO CENTRO-OESTE
Junho, 21 a 24
Festa de São João Corumbá – MS
São quatro dias de festas com barracas típicas, quadrilhas e o banho de São João no Rio Paraguai. O santo é carregado até o rio com cantigas e danças típicas.


REGIÃO NORDESTE
Junho, 29
Procissão Fluvial de São Pedro
Porto Velho – RO
A associação de pescadores local organiza a procissão para reverenciar seu padroeiro. Barcos decorados e animados por uma banda de música seguem o percurso fluvial até o porto “Cai n’água”, no rio Madeira, onde fiéis aguardam a imagem para levá-la à sua igreja e rezar missa.

JULHO
REGIÃO NORDESTE
 
Julho, 2
Festa da Independência da Bahia ou Dois de Julho
Salvador – BA
Comemora-se a consolidação da independência do Brasil, em solo baiano, com um cortejo popular que relembra, nas ruas da capital, o percurso dos brasileiros que derrotaram as tropas lusitanas em 1823. Apesar do caráter cívico, há a introdução do folclore, como a figura do caboclo e da cabocla, evocando a força dos nativos sobre os colonizadores portugueses.

REGIÃO NORDESTE
Julho, 20
Missa do Vaqueiro
Serrita – PE
No Parque Nacional do Vaqueiro (Sitio das Lajes), realiza-se a manifestação de fé prestada por companheiros de Raimundo Jacó, vaqueiro nordestino morto em 1954. As palavras da missa refletem a fala e as lutas desses homens, que ofertam seus pertences singelos e comungam, entre si, os alimentos cotidianos: carne-de-sol, rapadura e farinha de mandioca retiradas dos alforjes.
 REGIÃO  NORDESTE
Julho, 27 a Agosto, 5
Festa de Nossa Senhora das Neves
João Pessoa – PB
Festa de cunho religioso, em homenagem à padroeira da cidade – N. Senhora das Neves, com missas, procissão e novenas. Durante a festa, realizam-se shows musicais, vendas de comidas e bebidas típicas, e há barracas de jogos e parque de diversões.
AGOSTO
REGIÃO NORDESTE
Agosto, 1 a 31
Festa de Nossa Senhora da Boa Morte
Cachoeira – BA
Antiga festa, organizada pela Irmandade de N. Sra. da Boa Morte, composta apenas por mulheres negras. Consta de tríduo, vigília, missa solene e duas procissões. Comidas típicas são servidas na sede da Irmandade e, em seguida, há apresentação de samba-de-roda.

 REGIÃO SUDESTE
Agosto, 1 a 31
Festa da Pinga
Paraty – RJ
São montadas barraquinhas, onde cada dono de alambique mostra seus produtos, derivados da cana, com o objetivo de comercializar a cachaça fabricada na região. Durante a noite acontecem shows e muita animação. Também são expostos e vendidos os produtos típicos da terra como melado de cana, biju de tapioca, pé de moleque etc.

 
Agosto, 18 a 27
Festa do Peão  Boiadeiro
Barretos – SP
Sua principal atração é o rodeio, concurso de montaria que reúne os melhores peões do Brasil e do exterior. Organizada pelo clube “Os Independentes”, entidade de Barretos, a Festa do Peão Boiadeiro está entre os principais eventos do roteiro turístico do país.


 SETEMBRO
Setembro, 6 a 21
Festa das Flores e Morangos
Atibaia – SP
Em setembro, Atibaia faz a colheita de morangos que coincide com a entrada da primavera. Flores e saborosos morangos com seus perfumes, formatos e cores transformam a cidade num verdadeiro jardim, razão da festa, onde são saboreados doces e outros pratos à base de morangos.



 REGIÃO NORDESTE
Setembro, 12 a 21
Festa de São José de Ribamar
São José de Ribamar – MA
Festa que se realiza na época da lua cheia do mês de setembro, em que acontecem festas de largo e bailes populares. O ponto culminante é a romaria do povo à ermida de São José de Ribamar, santo da devoção do maranhense. A cidade recebe fiéis e turistas atraídos pela beleza da cidade balneária, famosa por suas praias e culinária à base de frutos do mar.

REGIÃO SUL
Setembro, 13 a 20
Semana Farroupilha
Vários Municípios do Rio Grande do Sul – RS
Acontecimento histórico de relevância na formação do Rio Grande do Sul. Para comemorá-lo, congregam-se todos os representantes dos Centros de Tradições Gaúchas onde são debatidos os assuntos relacionados ao “tradicionalismo” regional. Em diversas localidades se dá a comemoração cívica com destaque para o desfile de cavalarianos pelas ruas das cidades. Em Porto Alegre, o encerramento é com espetáculo de luz e som com final apoteótico simbolizando o “abraço” das raças representativas das etnias que formaram o “gaúcho”



OUTUBRO

 REGIÃO SUL
Outubro, 2 a 19
Festa Nacional do Marreco – Fenarreco
Brusque – SC
Evento gastronômico de grande projeção, conhecido como “Fenarreco”. Durante todos os dias da festa, o marreco é servido temperado com especiarias, regado com muito chope e ao som das bandas de música típica alemã. Acontecem apresentações do folclore germânico com seus trajes coloridos.


 REGIÃO SUDESTE
Outubro, 3 a 12
Festa de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil
Aparecida do Norte – SP
Novenas de 03 a 11 de outubro. Realização de eventos culturais, peças de teatro e filmes. No dia 12 de outubro, feriado nacional, a população promove uma estrondosa queima de fogos às 12 horas. O dia da padroeira do Brasil tem como comemorações a celebração de missas festivas e a realização de uma gigantesca Procissão.

REGIÃO SUL 
Outubro, 3 a 19
Festa Nacional do Chope – Fenachopp
Joinville – SC
Festa germânica, com bandas típicas comandando os bailes diários. A gastronomia alemã e o chope movem a alegria e descontração dos visitantes. Como atrações especiais há o concurso Choppendúzia – onde o concorrente bebe doze copos pequenos de chope em tempo recorde e o Salão Internacional da Cerveja, com marcas de bebidas de todas as regiões do mundo.

 


 
NOVEMBRO
REGIÃO NORDESTE
Novembro, 1 a 2
Festa do Padre Cícero
Juazeiro do Norte – CE
Várias homenagens ao padre Cícero Romão Batista culminam, no dia 02, com missa campal, benção de imagens e peregrinação à estátua do sacerdote, na serra do Horto. É uma das mais impressionantes e consagradas romarias do Nordeste e nessa ocasião a cidade se converte não só no centro da devoção, mas também num extraordinário mercado de artesanato regional.

REGIÃO SUL 
Novembro, 5 a 15
Festa de Nossa Senhora do Rocio
Paranaguá – PR
No bairro do Rocio, situado à margem da baia de Paranaguá, o santuário é ponto de devoção. A imagem da santa é levada em procissão até a catedral, de onde retorna ao local original. Há novenas e romarias além da festa de largo, onde são comercializados artesanato, bebidas e comidas típicas.
REGIÃO NORTE 
Novembro, 27 a 29
Festa do Guaraná
Maués – AM
O guaraná, segundo os nativos, tem um poder afrodisíaco, dando energia e vigor aos guerreiros que o bebem em jejum. É quando os guaranazais estão no auge de sua produtividade, em plena época da colheita, que acontece a festa. O principal acontecimento é a apresentação da “Lenda do Guaraná” feita por artistas locais. Ainda há exposições de quadros, shows e exposição de preparo do guaraná.

DEZEMBRO

REGIAO SUL
 
Dezembro, 1 a 25
Natal Luz
Gramado – RS
Evento que atrai turistas com sua beleza e originalidade. Gramado vive no Natal, num cenário totalmente iluminado com milhares de lâmpadas, pinheiros enfeitados e uma feira de Natal, uma festa que faz com que as pessoas vivam este acontecimento de luz, cor, alegria e confraternização.


REGIÃO NORDESTE
Dezembro, 4
Festa de Santa Barbara
Salvador – BA
Alvorada de fogos, missa solene e procissão abrem os festejos organizados pelos barraqueiros do mercado de Santa Bárbara. Após a programação religiosa os barraqueiros oferecem caruru e acarajé nas imediações da igreja ao som dos atabaques. O caruru, comida típica, costuma ser oferecido no mercado de Santa Bárbara.

 
Dezembro, 31 a Janeiro, 1
Procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes
Salvador – BA
É celebrada em Salvador, no bairro da Boa Viagem, onde também acontece Reveillon popular. De origem portuguesa, a devoção na Bahia começou no século XVIII, com a construção da Capela da Boa Viagem, em 1750. Duas procissões marítimas caracterizam esta festa. A primeira acontece no final da tarde do dia 31, com percurso da Igreja da Boa Viagem até à Basílica da Conceição da Praia. A segunda, na manhã do dia primeiro é um dos cortejos mais populares da Bahia. Em ambas a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é conduzida na galeota Gratidão do Povo, pelas águas da baia de Todos os Santos. Milhares de pessoas acompanham a procissão marítima que dá boas-vindas ao Ano Novo.

 Conforme redação da tarefa proposta  " O brasileiro é reconhecido mundialmente por ser um povo gentil, alegre e bem humorado, orgulhoso de sua arte e cultura". Comprovamos estes sentimentos durante as  nossas pesquisas destas maravilhosas festas que acontecem neste Brasil tão querido!!!

Nosso Calendário ficou muito interessante com bonitas imagens das Festas Regionais.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário