quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TAREFA 7.1 - DANÇAS TÍPICAS DAS REGIÕES



TAREFA 7.1

DANÇA TIPICAS 

Brasil, tão grande em extensão e tão rico em diversidade cultural. Estudar o Brasil é viajar por "muitas peças da nossa casa". Do sul ao norte vamos viver e aprender. 
Organizar um Festival Regional Brasileiro.

7.1 - Danças típicas das regiões brasileiras:

Norte
Dança indígena com a música tradicional da tribo Karitiana: "Tso Ere Poma". Quando a gente chega na Amazônia, sente que esse povo de beira rio é um símbolo forte da identidade cultural amazônica. Dentro da diversidade cultural desse lugar, encontramos os índios da tribo Karitiana com seu cacique Zizinho. Hoje ele fala o português e as crianças tiveram autorização para gravar a músia que impressionou nossos alunos e emocionou as professoras com seu canto que é puro sentimento. 






Centro Oeste:
Catira ou cateretê é uma dança do folclore dos boiadeiros ou peões, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.
De origem híbrida, com influências indígnas, africanas e européias, a catira (ou "o catira") tem coreografia executada na maioria das vezes por homens - os boiadeiros ou lavradores e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira - Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.



 Alunos da turma JA2 professora Soraia
Música"Quero-quero" do CD "Canções do Brasil" produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra Cantada

 Traje: calca jeans desbotada e camisa xadrez. Conservam o lenço de cor que peões e boiadeiros levam atado no pescoço - o cochipó.
No Mato Grosso do Sul, notadamente na fronteira com o Paraguai, por exemplo, o traje tradicional inclui o poncho vermelho chamado puintã.

Sudeste:
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
Os tipos de samba mais conhecidos e que fazem mais sucesso são os do Rio de Janeiro.  No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor. 

Alunos do JB2 professora Paula
 Traje do sambista: calça clara, camisa listrada e chapéu. Não esquecer o seu pandeiro!




Música "Sonho bom" do CD "Canções do Brasil" produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit - Palavra Cantada



Nordeste:
O frevo é a dança e a música típica do Nordeste. Esta dança é muito rítmica com coreografia individual e passos rápidos. As dançarinas vestem roupas coloridas e carregam um pequeno guarda-chuva. Originalmente, esta dança não usou nenhuma letra, confiando unicamente no som dos instrumentos. Pesquisamos na internet e com o acompanhendo do professor Tiago as crianças dançaram o frevo tradicional.



Olhem o estilo!


 Sul:
 "Dança do Pezinho"
As danças gaúchas tem como principal objetivo cultivar e representar as tradições do povo gaúcho, mostrando, de uma forma alegre e descontraída, o legado deixado por nossos antepassados. As danças  propõe-se a manter, incentivar, divulgar e apoiar o culto folclórico, exaltando o conteúdo cultural com ênfase no Folclore Gaúcho. É através das danças típicas, como  por exemplo "O Pezinho", dentre tantas outras, que se leva para os mais diversos rincões do país o rico folclore gaúcho.
Tudo isso é feito com a liberdade característica das manifestações artísticas, mas sempre com o respaldo de pesquisas de projeção folclórica. Esta é uma forma de expressão folclórica que torna os gaúchos capazes de aproximar o presente do passado e de difundir a cultura que encanta e ensina gerações inteiras.

Caracterização das vestimentas: Prendas com seus vestidos rodados, com babados e rendas que pode ser comprido ou a meia canela, sem decotes, sapatos ou sapatilhas, sempre de saltos baixos, geralmente pretos. Os gaúchos com sua bombacha, suas botas de couro, a guaica, que é um cinto largo, seu lenço e sua camisa campeira que pode ser branca ou xadrez .
Turma do JB1 - manhã professsora Paula

Música "O pezinho"  do folclorista gaúcho Paixão Cortes




TAREFA 7.2 - CANÇÃO

TAREFA 7.2


CANÇÃO
 
Escolhemos apresentar uma canção integrando as várias regiões. O professor Tiago nos auxiliou na musicalização com seu violão. Ficou ótimo! O título da canção é "Nosso Brasil!". Achamos que a letra ficou muito boa e teve um "pitaco" de cada professor, estagiário, funcionário e uma palavrinha de um e outro aluno.

NOSSO BRASIL

Veja o norte do país
O índio toca tambor
Caça no meio da mata
Com arco e flecha na mão

REFRÃO
VAMOS CANTAR COM A GENTE
A CANÇÃO, A CULTURA É DIFERENTE
UM POVO QUERIDO SEMPRE
CONTENTE EM CADA REGIÃO!

Veja o nordeste do país
A dança do frevo chegou!
O povo alegre animado
O carnaval aqui começou!
REFRÃO
Veja o sudeste do país
O sambista nunca pára na pista
O malandro é do RJ
É samba, festa o ano inteiro!
REFRÃO
Veja o centro-oeste do país
O peão lança o boi com cordão
Corajoso esse boiadeiro
És um grande fazendeiro
REFRÃO
Veja o sul do país
Gaúcho toma chimarrão
Faz um gostoso churrasco
A prenda dança com emoção!
REFRÃO


Foi uma linda apresentação com todas regiões representadas.  Depois de muito ensaio, as crianças já sabiam a letra da música "de cor e salteado" como se diz! Ficamos todos muito orgulhosos e os convidados admirados da espontaneidade das crianças!

TAREFA 7.3

TAREFA 7.3

Feira culinária regional - receias típicas

Norte:  Suco de Manga
A manga é uma fruta  de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.  Esta fruta é largamente cultivada em regiões de clima tropical, pois favorece o seu crescimento. Em Belém do Pará e no Amazonas vemos mangueiras ao longo das avenidas e ruas, muitas vezes caídas pelo chão tamanha é quantidade destas árvores frutíferas. Muitas crianças experimentaram pela primeira vez este delicioso suco que oferecemos caracterizando a Região Norte. Desta forma, o suco de manga  completou o nosso evento.




   

Centro-Oeste: Biscoito de polvilho
Povoado por diversas culturas, a região centro-oeste tem uma culinária variada, e não deixa de ter pratos típicos como os Peixes. Mas, na nossa pesquisa encontramos também o biscoito de Polvilho.



 Sudeste: Pão de queijo 
O pão de queijo é uma receita tipicamente brasileira do estado de Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVII em Minas Gerais, mas tornou-se popular em todo Brasil a partir da década de 1950.
A tradição do queijo branco está, inclusive, na raiz da tradição da gulodice mais cobiçada da culinária mineira: o pão de queijo. A mistura de polvilho, ovos, leite, queijo ralado, óleo, sal resulta numa iguaria leve, de sabor marcante, que caiu no gosto dos brasileiros e conquistou fama internacional. Uma vez em Minas, não se pode deixar de saborear um delicioso pão quentinho, recém saído do forna.



  
Sul: Arroz Doce
Arroz-doce, de origem turca ou árabe, também chamado arroz ao leite, é muito popular no Rio Grande do Sul. Consiste de arroz e leite, podendo ser acrescido leite condensado. Também pode-se usar diversos temperos, tais como canela, cravo, raspas de casca de limão e outros.




 
  Nordeste: Curau
Curau de Milho, também conhecida como Canjica Nordestina. É um mingau feito do leite do milho verde.






 

 


Confraternizando! Que delícia!

Após apresentação artística - postada na tarefa 7.2 - degustamos  os alimentos típicos já descritos. Nossos convidados se deliciaram. Aliás todos apreciaram os quitutes! Tivemos os índios, os gaúchos e prendas, os boiadeiros, os sambista e o pessoal do frevo.




 Nosso convidados: a senhora Vilma Lamp com 87 anos, moradora a 68 anos no bairro, proprietária da "Coruja Colorida" uma loja de lãs, linhas, tecidos ...um armarinho com tudo que precisamos para artesanato. Foi vice-presidente da Associação dos Amigos da Praça Pinheiro Machado durante muitos anos. E o nosso outro convidado foi o seu Geremias  Jonatas de Almeida nosso "velho" conhecido, parceiro e colega da SMAM que trabalha na Praça Pinheiro Machado a 13 anos. 


Conhecidos de longa data foi com alegria que ambos se encontraram na nossa confraternização.




Seu Geremias foi presenteado com um  souvenirs da Região Norte - a arte marajoara entregue pela nossa colega Graça.



 Dona Vilma brincou com as crianças e, como era vésperas do Dia da Criança, ofereceu a cada criança uma lembrança com gostosas guloisemas.





TAREFA 7.4

TAREFA 7.4

DICIONÁRIO E SOUVENIRS

DICIONÁRIO


 

 

Olhem que lindinho ficou!




EXPRESSÕES REGIONAIS


SUL:


  • TRI - prefixo que significa muito. Por exemplo: tri legal, tribonita
  • BAITA - grande
  • TCHÊ - pessoa, "cara"
  • GURI - menino.
  • BARBARIDADE - expressão de espanto
SUDESTE:

  • "CARÁCA!" - expressão de espanto
  • "MANEIRO" - que legal!
  • "SHOW DE BOLA!" - legal, muito bom
  • "IRADO" -  muito legal
CENTRO - OESTE:

  • AGUACEIRO - bastantye chuva
  • "ARROZ DE FESTA" - está sempre em festa, denominação de quem não perde nenhuma festa
  • ATARRACADO(A) - abraçados, juntos
 NORDESTE

  • ABILOLADO - sem juízo, com miole mole
  • APERREAR - perturbar. "Deixe de aperreio aí!"
  • ARENGA - pequena briga
  • AVEXADO - com pressa
  • LESO - sem atenção

NORTE:
  • "ÁGUA DE CHEIRO" - perfume
  • ACHEGO - consideração, amizade
  • "AFOGAR COM POUCA ÁGUA" - comprometer-se a troco de pouca coisa



 SOUVENIRS

Vamos trabalhar!









SOUVENIRS

Idealizamos vários tipos de souvenirs: lembranças, imã de geladeira, bótons, marcador de livros, dedoche, apoiador para mouse, ponteira de lápis, chaveiro, colar, peso para papéis e objetos para enfeite-bibelôs.

Souvenir nº 1 - ímã de geladeira - Região Sudeste
Souvenir nº 2 - ímã de geladeira
Souvenir nº 3 - imã de geladeira
Souvenir nº 4 - ímã de geladeira
Souvenir nº 5 - ímã de geladeira
Souvenir nº 6 - ímã de geladeira - Região Norte: "Nosso amigo índio" (dobradura)

Souvenir nº 7 - ímã de geladeira - Região Sul

Souvenir nº 8 - ímã de geladeira - Região Centro-Oeste  - Peixe Dourado
Souvenir nº 9 - ímã de geladeira - região centro-Oeste  - camisa do boiadeiro/peão
Souvenir nº 10 - ímã de geladeira
Souvenir nº 11 - ímã de geladeira
Souvenir nº 12 - ímã de geladeira - Região Sudeste Pipa
 Respectivamente:
Souvenirs nº 13 peso de mesa - Região Norte - Vitória Régia  (massinha de modelar)
Souvenirs: nº 14 ponteira de lápis - Região Norte - Cocar do índio
Souvenir nº 15 ponteira de lápis - Região Norte  - Vitória Régia


Respectivamente:
Souvenirs nº 16 - Região Sul - sementes de Cravo, Girassol e Rabo de Galo (para plantar)
Souvenirs nº 17 - Região Sul - Gaúcho - bloco de notas
Souvenir nº 18 - Região Sul - dedoche de Prenda
Souvenirs nº 19 - Região Sul - dedoche de Gaúcho



Detalhe do Bloco de notas



Respectivamente:
Souvenirs nº 20 - Região Sul - "Nossas Araucárias, Ipês e Pinheiros" - lembrança
Souvenirs nº 21 - Região Sudeste -  - "Carnaval e pandeiro, tudo a ver" - bótão (alfinete de segurança colado atrás)
Respectivamente:
Souvenirs nº 22 - Região Sudeste - ponteira de lápis - Prancha de Surf
Souvenirs nº 23 - Região Sudeste - móbile com os pontos turísticos do Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Bondinho e Morro da Urca e Arcos da Lapa
Respectivamente:
Souvenirs nº 24 - Região Sul - marcador de livro  - "Vamos tomar um mate amigo?"
Souvenirs nº 25 - Região Centro-Oeste - Jacaré do Pantanal - lembrança

Respectivamente:
Souvenirs nº 26 - Região Nordeste - Sal do RN - maior produtor de sal do Brasil
Souvenirs nº 27 - Região Nordeste - artesanato: Fuxico - Alagoas ímã de geladeira



Souvenirs n° 28 - Região Centro-Oeste -  Dobradura do Zebu, tem uma "corcunda" chamada cupim - ímã de geladeira

Souvenirs nº 29 - Região Sudeste - bótão - "No nosso carnaval, o nosso coração vai com você!"

Souvenirs nº 30 - Região Nordeste - chaveiro -  "A Baiana"

Souvenirs nº 31 - Região Sul -" mouse pad":
"Com o violão do gaúcho vamos tocar as nossas querências!"
Respectivamente:
Souvenirs nº 32 - Região Norte - Colar indígena - lembrança
Souvenirs nº 33 - Região Norte - ímã de geladeira - Pena do cocar do índio
 Souvenirs nº 34 - Região Sudeste - ponteira de lápis - Prancha de surf
Souvenirs nº 35 - Peso de papel em argila - Canoa do índio
Souvenirs nº 36 - Peso de papel - Região Centro-Oeste - Jacaré do Pantanal (2 fotos)

Souvenirs nº 37 - Região Sul - peso de papel - Cuia de chimarrão (2 fotos)

Souvenirs nº 38 - Região Sul -  Porta-recado - "Pelo chapéu do gaúcho passaram muitos amigos!"
Souvenir nº 39 - Região Nordeste - Porta recado - Padre Cícero
Souvenirs nº 40 Região Sudeste - porta-recado - Cristo Redentor
Souvenirs nº 41 - Região Sul - porta recado - Bota do gaúcho
Souvenir nº 42 - Região Nordeste - porta-recado - Chapéu do Cangaceir, personagem do sertão nordestino

Souvenirs nº 43 - Região Norte - Cobra Sucuri - Lembrança
 Detalhes:

 Souvenirs nº 44


 Souvenirs nº 45




 Souvenirs nº 46


Souvenirs nº 47
Região SUDESTE E NORDESTE
As folhas da amendoeira, também chamadas "chapéu do sol", por ter um grande tamanho, juntam-se formando uma cobertura natural e um sombreado de boa extensão. São árvores com frontosas sombras. Confeccionamos um leque bem original como souvenirs.




 Souvenirs nº 48
REGIÃO NORDESTE - Porto de Galinhas



 Olhem que lindas as nossas galinhas!

Souvenirs nº 49
REGIÃO SUL - Igreja das Dores


Souvenirs nº 50
Região Nordeste - artesão de areia naturais


 Souvenirs nº 51
Região  Sudeste  - mouse pad - São João Del Rei




 Souvenirs nº 52
Região Nordeste - A Baiana  (chaveiro)


Souvenirs nº 53
Região Sul - Pinha  (peso de papéis)




Souvenirs nº 54
Região Nordeste     (lembrança)
Pesquisa realizada no site: revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais



Souvenirs nº 55
Região Sul     (lembrança/dobradura)





Souvenirs nº 56
Região Sudeste  Peteca  (lembrança/brinquedo)
Pesquisa realizada no site: revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais

 
Souvenirs nº 57
REGIÃO NORTE - Arte Marajoara  ( peso para papéis)